20 Jun As Nossas Palestras para o 5º ano
Bullying e Identidade de Género
Destinatários: alunos do 5º ano
Nº de Palestras: 7
Objetivo Geral:
- Realização de palestras aos alunos do 5º ano de ensino das escolas de 2º ciclo da cidade de Vila Real sobre a temática do o Bullying e Identidade de Género
Objetivos Especificos:
- Capacitar os/as alunos/as para o conhecimento e a compreensão de conceitos relacionados com a orientação sexual, identidade e/ou expressão de género e características sexuais
- Refletir sobre os mitos e as realidades relacionados com a orientação sexual e identidade e/ou expressão de género e características sexuais
- Promover a reflexão sobre as representações pessoais e sociais acerca das questões LGBTI+
- Promover uma reflexão e uma análise crítica sobre atitudes que são naturalizadas em contexto escolar e que se apresentam como preconceitos facilitadores da discriminação contra as populações LGBTI+
- Promover uma educação para o respeito pela diversidade social e pela liberdade individual
- Sensibilizar e informar sobre as estruturas de apoio às vítimas
Contexto de Intervenção:
A implementação do Programa de Prevenção do Bullying e identidade de Género deverá fazer-se em meio escolar, preferencialmente em sala de aula/auditório
Estrutura do Programa:
O programa é composto por sete sessões práticas, que devem ter preferencialmente uma periodicidade semanal. Cada sessão foi desenvolvida e adaptada tendo por base as características globais da fase desenvolvimental em que os alunos de encontram, bem como a literatura especializada existente sobre o tema em apreço. O tempo médio de cada uma é de 45m, sendo que as sessões 0 e 6 poderão demorar um pouco mais, tendo em conta, entre outros aspetos (e.g., apresentação do programa), a aplicação do pré e do pós-teste
A sessão zero destina-se à apresentação do programa, dos palestrantes e dos/as alunos/as, assim como à realização de uma chuva de ideias sobre o conceito de bullying. Posteriormente será solicitado aos/às participantes que preencham a ficha sociodemográfica e a ficha de diagnóstico de necessidades(pré-teste)
A primeira sessão objetiva abordar a temática do insulto, através da reflexão sobre as motivações que o sustentam, os rótulos sociais que o legitimam e o seu reconhecimento enquanto forma de violência
A segunda sessão tem como finalidade a abordagem dos temas Género e Igualdade, através da reflexão e desconstrução de estereótipos e papéis sociais de género, como construções sociais motivadoras de discriminação, preconceito e violência
A terceira sessão pretende clarificar o conceito de bullying, através da sua definição, das tipologias, dos impactos para a saúde e bem-estar das vítimas
A quarta sessão destina-se à tipificação legal dos comportamentos de violência associados ao bullying. Pretende-se igualmente, capacitar os/as alunos/as para a identificação de recursos, estratégias de apoio e sinais de alerta como formas de prevenção e combate ao bullying
A quinta sessão objetiva abordar a gestão de emoções e sentimentos, nomeadamente a raiva. Esta sessão, pretende capacitar os/as jovens para o desenvolvimento de estratégias de autorregulação emocional e resolução de problemas que permitam criar mecanismos de adequação do comportamento a contextos e situações
A sexta sessão tem como intuito o (re)conhecimento e estimulação da autoestima como um valor e uma competência pessoal promotora de relações saudáveis entre pares e, consequentemente, para a resolução eficaz de conflitos. Esta sessão contempla, ainda, o preenchimento dos inventários finais (e.g., ficha de diagnóstico de resultados – pós-teste e ficha de avaliação final do programa) para a avaliação do impacto do programa