O que Esperar na Reabilitação?

Um olhar mais atento sobre o tratamento da dependência

O vício não acontece da noite para o dia. É uma progressão gradual – e o processo de tratamento e recuperação também.

Ao reconhecer o vício como uma doença crónica e a recuperação como uma nova maneira de viver, o tratamento na associação ANtídoto é individualizado, colaborativo e ocorre a longo prazo por meio de um continuum de cuidados e apoio.  O nosso objetivo e expectativas do tratamento são projetados para garantir que tenhas a melhor oportunidade de aprender, mudar e curar.

 

Desintoxicação e Reabilitação

Como o uso excessivo de álcool e outras drogas causa um enorme prejuízo para a saúde física e emocional, é necessário um período de desintoxicação antes se iniciar o processo de reabilitação.

Se fores admitido num dos nossos programas de reabilitação, o teu tratamento começará com um período de desintoxicação.

Para seres admitido num programa de reabilitação ambulatorial, tens de estar desintoxicado e clinicamente estável.

 

Avaliação e Avaliações

. Quando és admitido na associação ANtídoto és consultado por um médico para analisar e discutir:

. A tua saúde física e mental

. Os tipos de substâncias utilizadas

. A história de família

. Outras variáveis relacionadas à doença da dependência

Compreender todos os aspectos da tua saúde e bem-estar ajuda-nos a desenvolver o melhor plano de reabilitação para ti.

 

Orientação

A reabilitação do vício tem a sua própria cultura e comunidade. Ajudamos a te orientares desde o início, apresentando conceitos e objetivos básicos no tratamento da dependência, incluindo:

. O modelo da doença de adicção

. Os princípios da recuperação em doze etapas

. O impacto social, físico, emocional e do transtorno pelo uso de substâncias

. A importância da manutenção da recuperação no pós-reabilitação

A tua orientação também abrangerá os direitos, responsabilidades e confidencialidade do paciente.

 

Tratamento de Dependência

A reabilitação do uso de drogas e álcool na associação Antídoto ocorre em estruturas e intensidades diferentes, mas a abordagem através dos Doze Passos baseada na abstinência, que incorpora práticas baseadas em evidências é essencial para todos os nossos programas.

Se um programa de reabilitação residencial ou em ambulatório é recomendado para ti, as principais atividades de tratamento incluirão:

. Terapia individual

. Palestras educativas

. Terapia de Grupo

. Grupos de foco especial (por exemplo, trauma, luto, relacionamentos saudáveis)

 

Duração da reabilitação do vício

Durante o tratamento, um conselheiro de primária trabalhará contigo para identificar as necessidades, os objetivos e orientar o teu programa. A duração e o ritmo do tratamento serão baseados na tua situação específica e nos marcos clínicos.

Se estiveres a enfrentar problemas de recuperação mais complexos, a equipe terapêutica pode recomendar mais tempo para resolver:

. Questões e preocupações especiais

. Complicações de saúde mental

. Prevenção de recaídas

. Competências de vida sóbrias

 

O teu novo normal

Sentires-te  desconfortável provavelmente tornar-se-à o teu “novo normal” quando o tratamento começar. À medida vais aprendendo mais sobre os sintomas e o impacto do vício, a maioria dessas sensações desconfortáveis começam a desaparecer.

Aprender sobre autenticidade pessoal, conhecer e identificar os teus sentimentos, mudar padrões de pensamentos negativos e repetitivos e aprender a lidar com o stress vai reduzir drasticamente os teus comportamentos obsessivos e compulsivos.

Com o tempo, voltarás a sorrir.

 

Pós-reabilitação

Os nossos programas de tratamento de drogas e álcool são desenvolvidos não apenas para te ajudar a melhorar, mas também para que possas permanecer bem e realmente prosperares na tua recuperação e vida quotidiana. Na alta terapêutica, a equipe de aconselhamento discutirá contigo as recomendações pós-tratamento.

Sabemos que a força da tua recuperação está diretamente relacionada com o teu acompanhamento com o seguimento das recomendações e suporte familiar. O teu plano pode incluir a participação em:

Grupos de apoio dirigidos por conselheiros

Reuniões de AA/NA

AfterCare

“Somos uma força de cura e esperança para indivíduos, famílias e comunidades afetadas pelo vício do álcool e outras drogas.”

A associação ANtídoto fornece tratamento por internamento e em ambulatório para adultos e jovens em todo o país e colabora com uma ampla rede de assistência médica. Com um legado que importa dos seus fundadores a associação ANtídoto reúne liderança de pensamento, programas de educação profissional e médica , recursos de prevenção nas escolas e um programa especializado para crianças que crescem em famílias com dependência.

Para saber mais sobre os serviços de tratamento de dependências ou para iniciar uma admissão, ligue para: